Por que é importante fazer o agendamento no consulado italiano quando o processo é administrativo?
08.03.2021 | Italia
O agendamento no consulado italiano, também conhecido como fila de espera, é obrigatório a todos os descendentes que desejam obter a cidadania italiana quando o requerente é residente no exterior. Esse agendamento deve ser feito no consulado italiano onde o requerente, maior de 18 anos tem residência.
Todos os requerentes com filhos menores de 18 anos devem indicar o nome dos filhos, data de nascimento no seu agendamento. O agendamento é individual para os requerentes com mais de 18 anos. O requerimento deve ser expedido para o consulado sempre individual por e-mail ou carta registrada com recibo de retorno, nunca usar a mesma e-mail para outro envio ou a mesma carta registrada com requerimento de outros requerentes.
Para que serve o agendamento?
- Ganhar tempo na fila de espera quando a cidadania é solicitada através do consulado italiano.
- Ganhar tempo na fila de espera para fazer o processo judicial através do tribunal da Região onde nasceu o italiano.
- Garantir o direito à cidadania se a lei for modificada.
Mesmo que o descendente não tenha certeza de que pretende fazer a cidadania no futuro, ele pode fazer o agendamento, assim ganha tempo na fila, garante o seu direito se for chamado e ainda que não queira a cidadania, isso não irá causar algum prejuízo caso decida fazer a cidadania no futuro ou ir fazer na Itália.
Os descendentes que pretendem solicitar a cidadania via processo judicial, linha materna, filho natural ou documento perdido, não precisam fazer o agendamento.
Todos os descendentes que pretendem ir à Itália fazer o processo administrativo também não precisam fazer o agendamento.
O agendamento é feito observando o critério indicado por cada consulado italiano no Brasil, alguns são feitos por e-mail, outros por carta registrada com recibo de retorno e outros por um sistema de agendamento online.
Lembrando a todos que a lei 241/1990, esta regulamentou o serviço público italiano diz que o pedido deve ser feito por escrito indicando o motivo, juntar um documento de reconhecimento válido, fazer uma carta registrada com recibo de retorno.
Todos os requerentes que fizerem o agendamento devem fazer cópia do formulário antes de expedir se for com carta registrada, juntar o recibo de retorno e deixar bem guardado. Se for por e-mail imprimir uma cópia da e-mail expedida, uma da resposta do consulado, juntar tudo com o formulário. Estas cópias são as provas que o requerente fez a inscrição.
A Veneto Vicenza conta com 20 anos na prestação de serviço de pesquisa, processo de reconhecimento da cidadania italiana judicial há 7 anos. Estamos à disposição para analisar, preparar e dar andamento no seu processo.
Onde existe um banco de dados de sobrenomes, como também um novo banco de dados dos processos ajuizados pelo nosso escritório.