Por que é importante fazer o agendamento no consulado italiano quando o processo é administrativo?

08.03.2021 | Italia

Por que é importante fazer o agendamento no consulado italiano quando o processo é administrativo?

O agendamento no consulado italiano, também conhecido como fila de espera, é obrigatório a todos os descendentes que desejam obter a cidadania italiana quando o requerente é residente no exterior. Esse agendamento deve ser feito no consulado italiano onde o requerente, maior de 18 anos tem residência.

Todos os requerentes com filhos menores de 18 anos devem indicar o nome dos filhos, data de nascimento no seu agendamento. O agendamento é individual para os requerentes com mais de 18 anos. O requerimento deve ser expedido para o consulado sempre individual por e-mail ou carta registrada com recibo de retorno, nunca usar a mesma e-mail para outro envio ou a mesma carta registrada com requerimento de outros requerentes.

 

Para que serve o agendamento?

  • Ganhar tempo na fila de espera quando a cidadania é solicitada através do consulado italiano.
  • Ganhar tempo na fila de espera para fazer o processo judicial através do tribunal da Região onde nasceu o italiano.
  • Garantir o direito à cidadania se a lei for modificada.

Mesmo que o descendente não tenha certeza de que pretende fazer a cidadania no futuro, ele pode fazer o agendamento, assim ganha tempo na fila, garante o seu direito se for chamado e ainda que não queira a cidadania, isso não irá causar algum prejuízo caso decida fazer a cidadania no futuro ou ir fazer na Itália.

Os descendentes que pretendem solicitar a cidadania via processo judicial, linha materna, filho natural ou documento perdido, não precisam fazer o agendamento.

Todos os descendentes que pretendem ir à Itália fazer o processo administrativo também não precisam fazer o agendamento.

 

O agendamento é feito observando o critério indicado por cada consulado italiano no Brasil, alguns são feitos por e-mail, outros por carta registrada com recibo de retorno e outros por um sistema de agendamento online.

 

Lembrando a todos que a lei 241/1990, esta regulamentou o serviço público italiano diz que o pedido deve ser feito por escrito indicando o motivo, juntar um documento de reconhecimento válido, fazer uma carta registrada com recibo de retorno.

Todos os requerentes que fizerem o agendamento devem fazer cópia do formulário antes de expedir se for com carta registrada, juntar o recibo de retorno e deixar bem guardado. Se for por e-mail imprimir uma cópia da e-mail expedida, uma da resposta do consulado, juntar tudo com o formulário. Estas cópias são as provas que o requerente fez a inscrição.

 

A Veneto Vicenza conta com 20 anos na prestação de serviço de pesquisa, processo de reconhecimento da cidadania italiana judicial há 7 anos. Estamos à disposição para analisar, preparar e dar andamento no seu processo.

Consulte no nosso site

Onde existe um banco de dados de sobrenomes, como também um novo banco de dados dos processos ajuizados pelo nosso escritório.

Informações importantes:
– Não é possível passar orçamentos sem ter acesso aos documentos necessários para análise.
– Faça o seu orçamento sem compromisso!
– Temos opções de parcelamento para facilitar o seu pagamento.
Para saber mais informações, entre em contato com a gente!
Link direto para o WhatsApp na Itália

 

Tags:

Fale conosco






      Indique nosso site para um amigo